segunda-feira, 16 de abril de 2012

Mente na Terceira Idade


Informações sobre funcionamento da mente na terceira idade e gerontologia
Postado por Keli Lopes
Inclusão digital traz benefícios em qualquer faixa etária

É muito comum associarmos o avanço das ciências da informação e novas tecnologias aos jovens. O grande avanço do mundo informatizado tem se tornado um grande desafio para todas as fases da vida.

Quem nunca se embaraçou no caixa eletrônico ou com o manuseio do novo DVD, celular, eletrodoméstico, brinquedos dos filhos e netos, uso da internet para pagamento de contas, compra e venda de produtos, etc...

Entretanto, o progresso da tecnologia tem sido no decorrer da evolução sócioeconômica das nações o elemento-chave que impulsiona as sociedades para a melhoria dos padrões de subsistência; um instrumento relevante que conduz à expansão das oportunidades.

Nossa vida está marcada pela revolução da informática, da robótica e da microeletrônica. Cada vez mais estamos dependentes das máquinas eletrônicas e daí a necessidade da criação de estratégias que viabilizem a inclusão do segmento idoso no mundo tecnológico.
"Em qualquer faixa etária a inclusão digital traz benefícios, tais como, informação rápida, aquisição de novos conhecimentos, atualização de conhecimentos gerais, ampliação das redes de relações, sociabilidade, conectividade com a contemporaneidade, melhoria da auto-estima e auto-eficácia"  O avanço tecnológico, ao mesmo tempo que promove melhorias para a população, também propicia uma forma de exclusão, a digital. A exclusão digital no Brasil ocorre de acordo com as diferenças regionais, acompanhado da desigualdade social e serviços de cada região do país. Um dos segmentos mais atingidos é a população idosa.  

Um comentário:

  1. É preocupante a "exclusão" digital por que passa nossos idosos. Cada dia que vamos nos bancos, por exemplo, vemos a dificuldade deles em retirar o dinheiro em um caixa eletrônico. Ali vejo um grande exemplo de como são feitas as "inclusões" dessas pessoas, simplesmente eles esperam por alguém que faça por eles todo o procedimento, essa pessoa pode ser um atendente do banco ou muitas vezes qualquer um que está na fila, mas nunca vejo alguém ensinando eles de fato.

    ResponderExcluir